E hoje venho-vos falar de uma das flores que mais gosto: as Hortenses! Pois é, já as devem ter visto por aí à venda, tanto em floristas como nos hipermercados, são lindas, rosas, azuis ou brancas, fazem as delicias de quem gostaria de ter umas nem que fosse num vasinho em casa.
Pessoalmente já comprei este ano umas azuis e duas cor de rosa, não é que a cor seja importante, pois, caso não saibam as hortenses ganham a cor consoante o pH da terra em que estão. Por isso não estranhem se comprarem uma bonita hortense azul e no ano seguinte ela der flor cor de rosa. Quanto mais ácido for o pH da terra mais azul ficará e consoante se vai alcalinizando a terra, passarão a rosa e a branco.
Para manterem as bonitas cores basta fertilizarem-nas 1 vez por mês com fertilizante próprio para hortenses, rico em fósforo ( consoante as indicações de cada embalagem).
Os cuidados básico para uma hortense não são muito exigentes, podem ser plantadas tanto em vaso como directamente na terra, requerem sombra, não gostam de sol directo e gostam de terra rica e ácida, como já referi. Precisam sim muuuuuuita água! Sim as hortenses de nome original "Hydrangeas" que significa bebedoura de água, precisão de ser regadas quase todos os dias, aliás com calor extremo precisão mesmo de ser todos os dias. Quando comprei as minhas, coloquei-as ainda com os vasos de plástico dentro de um alguidar aí com 3 dedos de água antes de as transplantar para o vaso final, e no dia seguinte o alguidar não tinha água nenhuma, por isso vejam!
Dá-me uma certa pena vê-las à venda nos super mercados e no dia seguinte já estarem murchas. Muitas pessoas não sabem mas elas estão boas na mesma, basta fazerem como eu fiz, colocar num alguidar com água que no dia seguinte já estão grande e bonitas novamente. Mas infelizmente não é isso que acontece e lá vão elas parar ao caixote do lixo, mas enfim.
Aqui ficam algumas fotografias de hortenses.... enjoy
São lindas não são!?
Espero que tenham gostado...
e até amanhã!
Sem comentários:
Enviar um comentário