Como foi a vossa semana?
No ultimo post eu já estava no Alentejo e nada mais sabia do resto das minhas férias... Isto porque o maridão organizou uma viagem surpresa e só quando chegámos ao aeroporto é que tive a certeza do destino que já andava a tentar adivinhar há algum tempo!
Ele já me tinha dado algumas dicas, mas a verdade é que se descuidou nos últimos dias quando me mostrou algumas fotos lol.
Ele apenas disse-me que era uma capital europeia, com rio e muitos monumentos .... pois, são quase todas assim!!!! De qualquer forma, quando me mostrou as fotos as dúvidas dissiparam-se ... era Budapeste! :D :D :D
Digo-vos que não era daqueles destinos que eu já tivesse pensado que gostaria de ir mas simplesmente ADOREI!
É uma cidade historicamente e culturalmente muito rica, ainda com muitos vestígios e influencias das suas ocupações Nazi e Soviética. E claro isso nota-se em tudo, em especial na arquitetura, marcada pelas ruas e avenidas largas e edifícios imponentes. E apesar da destruição maciça de muitos edifícios, monumentos e mesmo pontes durante as guerras, a verdade é que reconstruiram todos com as suas características iniciais, desde o parlamento, à própria ponte das correntes ( a mais conhecida e mais antiga) bem como o palácio e o castelo de Buda! Imaginem só, era como se tivéssemos um confronto em Portugal em que os Jerónimos fossem reduzidos a destroços e voltássemos a construir tudo de novo, tal como era antes!
Digo-vos só que foram cinco dias fantásticos, com muitas visitas a museus e monumentos, passeios a beira do Danúbio, banhos nas termas, muito chocolate quente e o reviver da história com o tema da segunda guerra mundial sempre presente em todo o lado, bem como a ocupação soviética!
Adorámos especialmente, por também sermos da área, o Hospital e bunker nuclear, considerado instituição secreta durante a guerra. Usado sob a proteção da Cruz Vermelha Francesa, o que possibilitou o cuidado em segurança tanto de soldados Nazis como Soviéticos, como de civis, entre eles Judeus também...
Este Hospital ainda hoje funciona, apenas como museu, mas com toda a sua "tecnologia" de outros tempos a funcionar perfeitamente! Tem autonomia para várias semanas sem providencia de eletricidade do exterior, e depois da segunda guerra mundial, melhoraram também o sistema de fornecimento de água, construindo condutas diretamente ligadas ao rio Danúbio com sistema de filtração para que se torne potável, pois durante a guerra, ficaram sem água durante 3 semanas, o que fez com que a taxa de mortalidade aumentasse drasticamente, pois para além de não poderem lavar as mãos, não podiam esterilizar material (que era feito numa máquina de esterilização a vapor) a juntar ao cessar de fornecimento de material e medicamentos, imaginem só....
De qualquer forma, nunca pensei que numa gruta e tuneis construídos e equipados há mais de 70 anos estivessem ainda tão "atuais"... o conjunto de tuneis e grutas tem um comprimento de mais de 10km e estão equipados com uma sala de triagem com sala de tratamentos para ferimentos básicos, uma cozinha, quartos para médicos e enfermeiras, 3 camaratas com beliches (uma para mulheres, outra para homens e outra para soldados), sala de raio X, bloco operatório com capacidade para duas cirurgias em simultâneo, sala de esterilização, casas de banho, duches, salas de tratamento, salas de comandos militares, salas de treino de primeiros socorros para militares e salas de máquinas com todos os geradores, tanques de combustível e tanques de água, bem como o sistema de filtragem e também o de ar (que ainda hoje funciona) para renovar o ar das grutas. Possui ainda um túnel e salas de quarentena em caso de ataque nuclear ou de outra espécie para que os sobreviventes possam ser descontaminados antes de entrarem diretamente na parte central do hospital.
Espectacular não acham!? Até 1989, médicos e enfermeiras do hospital de Budapeste vinham para o Hospital on the Rock (como se chama), para fazerem treinos de emergência!
Só mais um à parte, este hospital estava preparado para ter cerca de 60 doentes internado e durante a segunda grande guerra tiveram cerca de 700... faz lembrar alguns hospitais hoje em dia não?!?
Bem podia ficar aqui o dia todo a contar todos os pormenores de tudo o que vimos... só vos digo que é uma cidade que vale mesmo a pena visitar.
Ora vejam... enjoy....
..............................................................................................................
Hello bloguerfriends!
How was your week?
In the last post I
was already in Alentejo but I didn’t knew anything else about the rest of my
vacation… This because it was a surprise from my husband to arrange a surprise
trip for us, and I only knew the destination when we arrive at the airport!
He had gave me
some tips about where it was but he was careless to show me some picture and
then I’ve recognized it… it was Budapest!
It really was not
one of those destinations that I’ve thought to go but I really loved it!
Resuming it a little
bit (i'm sorry for being so small the english version), it was amazing, it is a rich city in terms of culture and history with the
Second World War theme everywhere! Loved the arquitechture with large avenues
and imponent buildings!
Every single
monument was rebuild at it was before the war, how amazing is that!
It was an amazing
five day trip…. That’s all I have to say..
Take a look… enjoy….
Igreja Mathias - Mathias Church
Basílica de Santo Estevão - St Stephen's Basilica
Casa do terror, tributo às vitimas de Guerra - House of Terror in tribute of the war victims
Parlamento - Parliament
Bastão dos Pescadores - Fisherman's Bastion
Hospital in the Rocks
Ponte das Correntes . Chain Bridge
Café Nova Iorque - New York Café
Castelo de Buda - Buda Castle
Espero que tenham gostado e...
...até amanhã ;)
........................................................
Hope you've enjoyed it and...
... see you tomorrow ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário