Sugar, spice and everything nice

Sugar, spice and everything nice

terça-feira, 30 de abril de 2013

Princípios a ter na decoração da sala

Boa tarde blogamigos!

Hoje trago-vos algumas dicas, regras e princípios a ter na decoração da vossa sala. Quer estejam a pensar em fazer uma remodelação, ou mesmo decorar pela primeira vez este espaço, são pequenas dicas que penso que vos darão muito jeito.
Quando se muda de casa ou se pensa em redecorar um espaço, muitas vezes temos dúvidas de como começar, onde colocar os móveis, como dividir o espaço nas funções que pretendemos, ou mesmo se devemos mudar muito além dos tons da decoração.
Pois bem, hoje espero tirar-vos algumas dessas dúvidas. É óbvio que o que vos vou expor não é imperativo, até porque cada espaço é um espaço e cada um pode atribuir a função que mais se coaduna com o seu gosto pessoal, mas acredito que depois de algumas alterações se vão sentir melhor, até porque muitos destes princípios estão de acordo com o Feng Shui, já falado numa publicação anterior...

Em primeiro lugar há que ter em conta a área da sala em si e que função ou funções lhe vamos dar, e aí terão que fazer algumas questões a vocês próprios: Vai ser só sala de estar? Vai incorporar sala de jantar? Vai ter um cantinho de escritório? Se responderam que sim a estas questões todas, então têm o trabalho um bocadinho dificultado, pois terão que delimitar cada zona... mas nada que não se faça!
Para delimitar a sala de estar da sala de jantar, teremos que em primeira instância verificar se a vossa sala possui já por si só uma divisão virtual do espaço. Passo a explicar, muitas vezes sem nos apercebermos a sala já está dividida, quer seja com um soalho diferente ou uma viga no tecto, que delimita uma zona mais pequena que a outra. Esta divisão é muito importante pois sem grande esforço, apenas teremos que dispor o mobiliário consoante esta separação. Se este não for o caso então terá que pensar em como pretende dividir a área, pensando sempre que a sala de estar deve ocupar uma área maior da sala de jantar e que não é obrigatório a sala de jantar se encontrar mais próxima da porta que dará acesso à cozinha. Esta ultima premissa torna-se bloqueante muitas vezes para algumas cabecinhas, porque ainda têm presente que se transportam comida terá que ser para o local mais próximo possível, sem pensar que muitas vezes, as visitas entram para a sala de estar tendo que fazer um labirinto à volta da mesa de jantar para conseguirem passar... errado!!!
Lembrem-se espaço maior sala de estar... espaço mais pequeno sala de jantar... Se tiverem que acoplar um pequeno espaço de escritório com uma secretária, cadeira e candeeiro ou computador então façam-no num pequeno espaço, de preferência ao pé de luz natural.

Para a escolha dos tons da decoração e móveis há que ter em consideração o gosto pessoal, claro, mas também a iluminação natural que nos é oferecida. Se é uma divisão sem luz directa ao longo do dia então é preferível optar por cores quentes para contrabalançar a falta de luz quente, se pelo contrário é uma sala bem iluminada com luz directa podem optar por cores mais frias.

Pois bem, com a divisão do espaço e a escolha das cores, temos de começar a dispor os móveis nos seus  lugares. O sofá é habitualmente a peça central de uma sala de estar, e a disposição deste, também tem os seus "quês". Segundo o feng shui o sofá nunca poderá estar virado de costas para a porta de entrada da divisão, muito menos se tiver a porta da rua directamente na sala. Desta forma quem está sentado no sofá deverá conseguir sempre visualizar a porta. Se pensarem bem, num dia ventoso estão sentados no sofá e lá virá uma corrente de ar desconfortável para as vossas costas cada vez que a porta se abrir... é tudo uma questão de energias! E isto vale também para poltronas ou sofás mais pequenos.
A título pessoal, aconselho sempre que o sofá tenha uma tonalidade neutra e sem grandes padrões, assim complementam com cor e texturas de objectos decorativos e almofadas. Um dia se quiserem mudar, nunca estarão dependentes da cor ou padrão que outrora decidiram que aquele sofá teria.

Outra questão a ter em conta durante a compra dos móveis é o numero de pessoas que pensamos conseguir "albergar" na nossa sala. Isto porque, muitas vezes queremos ter uma mesa de jantar grande, que consiga sentar à mesa a família inteira em épocas festivas, e depois temos um sofá pequeno sem outros meios de sentar os convidados todos na sala de estar. A sala de estar deverá assim conseguir sentar todos os convidados que se sentaram à mesa. Com isto não quer dizer que tenham de comprar um sofá para dez pessoas, muito pelo contrário, mas terão que arranjar mais soluções ao nível de lugares, quer seja com cadeirões, banquetas, pouffs ou tamboretes, que até podem inicialmente ter um propósito meramente decorativo, mas que nestas ocasiões com uma pequena mudança de lugar consigam acomodar os vossos convidados.


De uma forma geral, após terem os vossos móveis todos na divisão, tenham em conta que a sala não é um labirinto, nem um depósito de móveis. Deve-se circular bem e sem estorvos ao longo da sala. Ás vezes menos é mais! Outras vezes, pela mínima área dos espaços, apesar de não se ter muitos móveis, a verdade é que parece uma divisão quase claustrofóbica. Outra opção é ponderar os materiais usados, por exemplo, se têm uma pequena secretária e cadeira , poderão pensar num tampo de vidro, ou noutra opção, uma cadeira de acrílico transparente. Tornarão o espaço visualmente mais desafogado sem terem que comprometer o espaço de escritório que tanto precisam. No entanto cuidado! Pessoalmente, quando vou a uma loja de mobiliário, acho muito elegantes as mesas de jantar de vidro, no entanto, há determinados aspectos práticos que muitas vezes não nos passam pela cabeça... passo a explicar, já imaginaram estar de mini saia (as meninas) ou terem a vossa namorada ou mulher de mini saia sentada à mesa.... ia-se ver TUDO!!!!! não me parece que fosse muito agradável... de qualquer forma, o que se passa debaixo de uma mesa não é nada elegante ser visto... lool (e não digo mais nada)



Outra questão muito importante a ter em conta é a iluminação que colocamos. À partida iremos precisar de iluminação funcional, aquela que nos dará a verdadeira luz, quer seja do tecto ou de um candeeiro de pé próximo de uma zona de leitura ou o pequeno candeeiro de secretária no escritório improvisado. E também a iluminação decorativa, em candeeiros estéticos e estrategicamente posicionados, causando simetria ou não, nos lados do sofá ou aparador. E desculpem-me a expressão, mas por amor à santa, os candeeiros não precisam de fazer "PANDAM" uns com os outros!!!
Ter em atenção a tonalidade da luz usada, lembrando que uma luz mais amarela torna-se mais quente e confortável, enquanto que uma luz branca se destina a espaços de trabalho, sendo mais fria.

Depois e tudo muito bem posicionado, passamos à fase da decoração, com quadros, objectos, tecidos e plantas.
Segundo o feng shui ter plantas na sala é uma boa fonte de energia, mas como é óbvio há que prever que uma planta natural necessita de cuidados e de luz suficiente. Plantas doentes e secas não são de todo uma mais valia. Se acham que não conseguem manter uma planta então mais vale terem uma bonitas flores artificiais numa jarra ou pote.

Relativamente a objectos decorativos, não tenham medo de misturar objectos grandes com pequenos e misturar texturas, desta forma as peças darão ênfase umas às outras obtendo mais impacto visual. Ao colocar elementos decorativos em cima de móveis, agrupem-nos em pequenos números em vez de os exporem à mesma distancia, e façam questão de usarem elementos com alturas diferentes para provocar diferenças entre eles.



E por hoje é tudo... espero que tenham gostado

...e até amanhã!


Sem comentários:

Enviar um comentário