Sugar, spice and everything nice

Sugar, spice and everything nice

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Moveis herdados/reciclados

Boa tarde blogamigos!

E hoje vou-vos falar de um problema de muitas pessoas: móveis herdados! Sim é verdade, quantas vezes ficamos com este ou aquele móvel dos nosso pais, ou avós, que apesar de ter valor sentimental e de termos "medo" de o estragar e não querermos deitar fora, não se coaduna com a decoração que idealizámos!? Ou até, por não termos ainda budget suficiente para conseguirmos comprar o que realmente queremos, nos vemos forçados a ajustarmos a decoração a uma determinada peça que só lá está para (desculpem o termo) desenrascar?!
Pois bem, para mim confesso que é uma vantagem e não um problema. Até porque na minha casa são muitos os moveis herdados, pois, os meus pais, viviam nas ex colónias e, tal como muitos, tiveram de regressar a Portugal à força, e a única coisa que conseguiram trazer foi moveis e loiças.
Sou suspeita porque gosto de um look vintage em determinadas peças, e para quem gosta de exclusividade, fiquem sabendo que desta forma possuem algo que mais ninguém vai ter e muitas vezes de um valor monetário que nem imaginávamos! Sim, porque não é muito difícil perceber que os moveis antigos são muitas vezes em madeira maciça ou em materiais mais nobres do que nos apresentam agora.
No entanto, para quem gostava de ter tido oportunidade de se desfazer daquele género de móvel, que tão gentilmente nos foi cedido, aqui ficam algumas ideias, tanto para tornarem estas peças antigas mais apelativas, reciclando-as, como para as ajustar a qualquer tipo de decoração, mudando apenas um ou outro pormenor.

Pintar e forrar:
Quase todos os moveis antigos que herdamos têm imperativamente cores mais escuras, quer porque antigamente era apenas o tom da madeira usada que imperava, como as peças em si ficam escuras com o tempo e pintar pode ser uma forma de aligeirar muitas vezes e ar pesado que estes moveis nos dão. Quer seja numa única cor, ou misturando cores e lixar para dar uma ar mais gasto (o chamado patine), ou mesmo usando materiais mais ousados, como papel de parede e tecidos para forrar frentes de gavetas e portas, de certeza que ficam com um ar completamente diferente.

Puxadores:
Os puxadores antigos são muitas vezes trabalhados e realmente bonitos, estes podem ser lixados e novamente pintados, é super fácil,  basta um spray para o material em causa e parecem novos. No entanto, se esse não é o estilo que procuram, comprar puxadores mais contemporâneos e com materiais diferentes também é uma solução perfeitamente acessível.

Alterar a sua função:
Muitas vezes ficamos presos à função de determinado móvel, e como até nem temos o espaço necessário para ele, acabamos por deitar mesmo tudo fora, sem necessidade nenhuma! É nestas alturas que temos de "pensar fora da caixa". As portas de um guarda roupa podem servir de cabeceira de cama ou mesmo servir apenas a função decorativa numa parede grande; umas gavetas podem servir de prateleiras penduradas numa parede; basta usar a imaginação e muitas vezes servimos determinadas funções para as quais iríamos comprar algo novo sem ser preciso.

Há alguns anos os repousa pés e cadeiras de baloiço também eram muito usados e hoje em dia, como tudo na moda, voltou-se a ver nas lojas de decoração e muitas vezes a preços exorbitantes. E nos tempos que decorrem há estofadores que fazem bons trabalhos e muito baratos, assim, em vez de comprar por 100 conseguimos forrar o antigo por 20, só para terem uma noção!

Bem este post podia dar pano para mangas... mas aqui ficam alguns exemplos que tenho cá em casa de moveis adaptados e reciclados.... enjoy


Móveis pintados


Móveis pintados

Este é um conjunto de quarto em que a cor original era castanho escuro. O processo de reciclagem passou por várias fases: lixar a madeira para retirar vernizes, pintar de branco, lixar com lixa suave o branco para descascar, pintar de cinza e voltar a lixar as duas cores.Os puxadores foram pintados em spray cor prata. Optei por uma decoração com cores fortes pois é apenas um quarto de visitas... ficou com um ar rústico chic ;)






Este baú estava prestes a ir para o lixo. era inicialmente todo preto porque estava sujo de óleo, pois tinha servido como mala de ferramentas. Após lavado e arejado, foi lixado e pintado em branco, lixado com lixa suave para descascar e posteriormente um tom pérola transparente para ficar um pouco mais brilhante. As ferragens levaram um banho de coca-cola para sair a ferrugem (sim funciona)  e depois mal pintadas de branco, pérola e dourado suave. E hoje é a minha mesa de centro da sala de estar ;)



Móveis pintados


Este "toilette" era de madeira muito escura e os puxadores também já tinham passado do seu tom dourado inicial para preto. Foi lixado e pintado de branco com falhas propositadas e os puxadores foram simplesmente polidos para ficarem com um ar antigo na mesma. Ainda falta a banqueta do conjunto que brevemente há-de ir para forrar o acento. Este é o meu quarto, e apesar de esta ser a única peça antiga, acaba por se enquadrar com o resto da decoração (que não mostro na totalidade de propósito  mas que como podem ver, está logo ao lado de uma das mesas de cabeceira, espelhada, que em nada tem a ver com o mesmo estilo). (também faltam fotografias nas molduras mas não digam nada a ninguém lol)


No aparador da sala, que já vos tinha mostrado em posts anteriores, optei por deixar a sua cor original, pois tem cadeiras a condizer e um carrinho de chá (também muito usado antigamente), foi a polir a um profissional porque já tinha algumas falhas importantes e coloquei puxadores de porcelana da zara home a condizer com os puxadores do móvel da tv, que por incrível que pareça, é ikea, mas que assim combinam todos na mesma.


Espero que tenham gostado...
E por hoje é tudo..... até amanhã ;)

3 comentários:

  1. Post muito util e inspirador =) (Ana M.)

    ResponderEliminar
  2. Não estão á venda????????? apaixonei-me por esses moveis.
    Aguardo a resposta
    Obg.
    Cumpts
    Diana Branco
    didiwhite7@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana. Em primeiro lugar muito obrigada pelo comentário. Infelizmente os móveis não estão à venda, fazem parte da minha querida casinha. :)
      No entanto, não é nada que não se faça, só é preciso arriscar e não ter medo do resultado. Reciclar móveis é sempre uma aventura, mas se não se gosta do aspeto inicial, pior não ficam de certeza....
      Beijinhos e boas reciclagens

      Eliminar