Sugar, spice and everything nice

Sugar, spice and everything nice

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Dicas para a casa...

Bom dia blogamigos!

E neste feriado solarengo é com muito orgulho que vos estou a "blogar" do meu jardim a apanhar um solinho fantástico, de limonada em punho :)
E hoje vou aceder a um pedido pessoal que me foi feito ontem que até achei engraçado. Neste caso foi feito por um homem que sem presença feminina em casa, por vezes tem dúvidas básicas de culinária e de como cuidar da casa. Mas não pensem que é um post dedicado aos homens, muito pelo contrário, desculpem-me a sinceridade mas conheço muita menina que precisava de umas lições da avó... lol
Assim vou-vos dar umas dicas que recolhi de livros, internet e mesmo dicas dos mais velhos cá de casa para  algumas tarefas caseiras. Algumas destas dicas são já antigas, e funcionavam perfeitamente nos tempos em que não havia tantos electrodomésticos, tantas comodidades, tanto dinheiro e tantos produtos à venda no mercado com fins tão específicos. Aqui vai:

Como descascar alhos:

Quantas vezes, apesar de termos um esmagador de alhos, ficamos com as mãos a cheirar a alho na mesma porque temos que os descascar com uma faca!? Pois bem, eu cá em casa tenho um descascador de alhos, que nada mais é do que um rolo oco em silicone em que se coloca o dente de alho lá dentro e rolamos o
Descascador de alhos
rolo contra a bancada e o dente de alho sai descascado lá de dentro. Este utensílio pode ser comprado no Pingo doce ou em lojas de utilidades para a casa e é barato, não será mais do que 4 euros. No entanto, para uma poupança total existe outra técnica. esta técnica consiste em colocar os dentes de alho todos dentro de uma panela e tapá-la com a tampa e agitar freneticamente. Passados 10 segundos ali temos os alhos todos descascadinhos.

Como verificar se os ovos estão estragados antes de os usar:

De certeza que já vos aconteceu estar a fazer uma bela receita em que os ovos são dos últimos ingredientes a colocar na mistura, e de repente lá vem um estragado que acaba com a receita e temos que começar tudo de novo.
A melhor forma de saber se o ovo está bom ou não é mergulhá-lo em água numa taça com alguma profundidade. Se o ovo boiar à tona quer dizer que está estragado, se pelo contrário ele for ao fundo então está bom para ser usado. Nada mais fácil!

Como cozer um ovo:

Esta foi a questão que motivou este post :)
Apesar das várias versões que existem de como evitar que a casca do ovo estale usando vinagre e  sal... etc. A mais simples é tirar o ovo com antecedência do frigorifico para não haver choque térmico quando este entrar na água. A água deve ser colocada a ferver sem sal, e após estar em ebulição, deve-se colocar lá dentro o ovo que coze durante 5 min aproximadamente. Para fazer um ovo de 3 minutos basta cozer durante os ditos 3 minutos! Para quem não sabe o que é um ovo de 3 minutos, são aqueles ovos que se comem muitas vezes ao pequeno almoço dentro de um suporte para ovo em que este fica com a clara cozida mas a gema está meia crua e que se come á colher.

Como retirar mais sumo dos limões ao espremer:

Por vezes os limões começam a ficar ressequidos e o sumo que conseguimos de lá retirar é pouco. Para maximizar o sumo que esprememos, basta aquecer durante 10 segundos o limão no microondas.

Como retirar o cheiro a tabaco da roupa:

Com certeza já usaram roupinha acabadinha de lavar e passar e depois chegam a casa com um cheiro a tabaco terrível que quase parecem uns cinzeiros ambulantes!  Para evitar terem que lavar novamente a roupa podem pendurar a roupa no varão da banheira. De seguida encham a banheira com água bem quente e coloquem uma chávena de chá bem cheia de vinagre na água. Fechem a porta da casa de banho e deixem o vapor fazer o seu trabalhinho!

Como remover as manchas amarelas de suor da roupa:

E quando vamos passar a roupinha a ferro e lá aparecem aquelas manchas tão inestéticas nos sovacos e colarinhos!??!?! Enfim, em vez de jurarem comprar um desodorizante que vos proíba eminentemente de transpirar podem borrifar as manchas com vinagre e depois voltá-las a lavar como habitualmente.

Para branquear a roupa no geral podem adicionar 1/4 de chávena de chá de vinagre na roupa quando vai a lavar, para além de branquear vai reduzir a electricidade estática e deixar o tecido mais macio.

Como retirar as manchas de bolor dos azulejos da casa de banho:

E quando queremos relaxar com a banheira cheia de água quente com sais perfumados, nada melhor que dar-mos de caras com aquelas manchas de bolor nos azulejos da casa de banho que retiram o apetite do banho a qualquer alminha. Bom, o melhor mesmo é borrifar as manchas com uma mistura de 4 partes de água com 1 de vinagre e vá fazer outra coisa qualquer durante 1 hora. Depois polvilhe uma escova de dentes velha com bicarbonato de sódio e ponha as mãos ao trabalho. No final passe por água e regozije-se de ter poupado no ginásio e nos produtos de limpeza ;)


Como perfumar a casa sem velas ou ambientadores:

Deite água para um tacho pequeno e ponha no fogão em lume brando. Adicione paus de canela, cascas de limão, laranja ou maçã. Deixe ferver o tempo que desejar certificando-se que há água no tacho e abra as portas das divisões da casa. Vai parecer que cozinhou tarde no forno.

Para retirar cheiros desagradáveis que ficaram por ter partido um ovo podre, ou o caixote do lixo ter ficado a noite toda a cheirar mal sem ser despejado, basta colocar uma taça com vinagre em cima da bancada para absorver os mau cheiros e afugentar moscas...

Como fazer uma máscara facial hidratante caseira:

Depois de pensar em quantos euros vai poupar em não comprar mascaras faciais e no caso dos homens, a vergonha que não vão ter que passar por ir comprar uma (lol) escolham a máscara que mais se adapta ao vosso tipo de pele...

para pele oleosa, bata 2 claras de ovo com uma gema, aplique no rosto com um pincel e deixe secar;

para pele seca, misture um pouco de mel com algumas gotas de sumo de limão e massaje o rosto usando as pontas dos dedos;

para pele descamativa, misture 1 chávena de farinha de aveia com água ou iogurte natural, aplique no rosto e esfregue suavemente;

para peles mistas, descasque e corte 1/2 pepino, acrescente 1 colher de sopa de iogurte natural e massaje o rosto.

No final passe a cara com água tépida e aplique o seu creme hidratante habitual.


Espero que tenham gostado...
...e até amanhã!


Sem comentários:

Enviar um comentário