Sugar, spice and everything nice

Sugar, spice and everything nice

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Feng shui: espelhos


Boa noite blogamigos!
E hoje venho vos falar de um tema que de alguma forma sempre fez parte da nossa vida, quer tenha sido intencionalmente ou não. Alguns de vocês até poderão nunca ter ouvido falar, mas de certeza que nas vossas casas existe algo que está disposto de acordo com esta arte milenar de equilibrar as energias no nosso lar... o feng shui.
Segundo as ideias pregadas pelo Feng Shui, quando as pessoas buscam este equilíbrio com as forças benéficas da Natureza, podem gozar de saúde, boa sorte e prosperidade. Quando as ignoram e se alinham com influências nocivas, podem experimentar dificuldades e obstáculos que podem se expressar como doenças, má sorte ou indisposição. Claro está que tais sentenças fazem parte desta crença e não são de forma alguma endossadas pela ciência. É mais ou menos como aquela sensação que temos quando entramos num local que, sem motivo aparente, achamos muito pesado e desconfortável, ou acolhedor e harmonioso.
Os mestres taoístas que desenvolveram esta arte, não utilizavam-na isoladamente: consideravam-na mais um instrumento de equilíbrio a ser utilizado em conjunto com outras práticas articuladas à Medicina tradicional chinesa, como a acupuntura, a meditação, e o Tai Chi Chuan.
O feng shui, traduzido à letra, significa vento e água, e, basicamente, tal como duas forças que se complementam, procuram o bom da natureza, conservando essas influencias positivas e objectivam as negativas, redireccionando-as, de forma a beneficiar os seus usuários. 
Para explicar o feng shui ao pormenor seria necessário um bom livro, no entanto decidi ir-vos deixando algumas dicas básicas para a harmonia do nosso lar em posts separados por temas simplificados. E hoje o tema será os espelhos segundo o feng shui.

Os espelhos são, sem sombra de dúvida aquilo que mais dúvidas suscitam no seu posicionamento e locais a colocar, porque, como a própria palavra diz, espelham tudo, tal como é na realidade. E tanto podem espelhar algo de muito bom, como de muito mau, e daí a necessidade de os saber posicionar nas nossas casas de forma a aumentar as boas energias e fazê-las fluir pela casa. Aliás, os próprios espelhos sempre tiveram um papel de mistério e magia em histórias antigas, como "A branca de neve", "Harry Potter", "A Bela e o Monstro", entre outros... E de alguma forma, nas nossas casas também eles, têm o poder de nos devolver uma realidade duplicada, e cabe-nos a nós fazer com que esta realidade seja a melhor para quem lá habita.
Entrada da casa: 
Habitualmente nas nossas entradas existe uma ou outra consola com um espelho por cima a complementar. Evite colocar o espelho virado directamente para a porta, porque ele vai espelhar todas as energias que vão entrar para a casa novamente para a rua, quer sejam boas, ou más. Daí que este espelho poderá estar numa parede do hall de entrada que não espelhe directamente quem vai a entrar, até porque se repararem tem-se sempre uma sensação desconfortável quando vamos entrar na casa de alguém e a primeira coisa que vislumbramos é o nosso reflexo, juntamente com a porta e a entrada exterior (que por exemplo nos casos dos prédios, pode ser escura e pequena).
Sala de jantar:
Muito provavelmente a maioria das casas portuguesas possuem um belo espelho a acompanhar um aparador perto da mesa de jantar, mas sem saberem o motivo. Pois bem, esta é mais uma máxima do feng shui, pois "mesa farta, mesa próspera" e o espelho aqui é intencionalmente posicionado para espelhar essa mesma prosperidade, duplicando-a e fazendo-a fluir para o resto da casa. Para "intensificar" este efeito pode colocar uma fruteira ou flores de cores vibrantes em cima da mesa.
Quarto:
No quarto deve-se  evitar todos os espelhos que fiquem directamente virados para a cama, quer seja de frente, por cima ou lateralmente, em especial os que estiverem nas portas dos guarda vestidos, isto porque os chineses acreditam que quando dormimos a nossa alma sai do corpo e levita para podermos descansar a "carne", no entanto se houver um espelho a alma fica inquieta e não conseguimos dormir. O mesmo também se acredita que se for a cama de um casal, o espelhar dos corpos enquanto dormimos poderá provocar intrometimentos na relação. É preferível colocar os espelhos de forma a não reflectirem a cama (na parede da própria cabeceira por exemplo) e quem lá dorme, ou pelo menos tapá-los enquanto dormimos.
Corredor:
Se tiver algum corredor escuro e comprido na sua casa, poderá optar por colocar um espelho numa das suas extremidades, de forma a fazer com que as boas energias corram através dele com maior intensidade e velocidade, promovendo um maior bem estar.
Janelas:
Nunca coloque espelhos em frente de janelas cuja vista não lhe agrade ou seja de algo que não transmita boas vibrações, como a vista de uma fábrica ou cemitério. No entanto, se tiver um bonito jardim ou uma vista bonita terá toda a vantagem em deixar um espelho virado para essa janela. É tudo uma questão de escolher as energias que queremos reflectir para o interior da nossa casa.

Espero que tenham gostado...

Até amanhã!

Sem comentários:

Enviar um comentário